"Nunca confie na probabilidade do inimigo não estar vindo, mas dependa de sua própria prontidão para o reconhecer. Não espere que o inimigo não ataque, mas dependa de estar em uma posição que não possa ser atacada." (Sun Tzu. A arte da Guerra)
Criei, este espaço para falar das questões da vida, para filosofar, não para escrever sobre bobagens, mas depois de ter assistido a desclassificação do flamengo da Libertadores, realmente me pus a refletir. Após chegar em casa cansado e louco para dormir liguei despretensiosamente a TV, para um tricolor como eu não fazia sentido assistir uma partida ganha do flamengo. O primeiro gol saiu, me despertando aos poucos, e assim que os outros gols surgiram entrei em estado de êxtase, perdi o sono!
Quem disse que não é possível filosofar sobre uma partida como esta! A primeira grande lição é que não podemos sob qualquer hipótese, ignorar, negligenciar ou menosprezar o adversário, há 2.500 anos, Sun Tzu já alertava sobre isto. O grande general falou que sempre após a vitória de uma batalha, não se deve “bebemorar” até o sol raiar, pois o inimigo está concentrado nos nossos pontos fracos. Tzu, já conhecia o bastante sobre a vaidade e auto-suficiência humana sem precisar conhecer a falta de profissionalismo dos clubes cariocas, já o flamengo bem que poderia ter lido a "Arte da Guerra".
Nenhum comentário:
Postar um comentário