quarta-feira, maio 11, 2016

CONVERSAS COM O PAI JONÃO; O DIA "D" DE DILMA OU DA DEMOCRACIA.

- Pai Jonão dia de hoje ficará marcado na história. Nossa história republicana tão frágil, com tantos problemas e agora mais um presidente deposto. Isso é tão sério, se tivéssemos os crimes tipificados sem dúvidas, não pedaladas, eu concordaria com o impeachment, se não fosse uma trama envolvendo as forças oligárquicas desse país eu concordaria, se tivéssemos uma imprensa séria, responsável, eu concordaria, mas essa que está ai não dá. o que acha meu pai?
- Acho que ocê tá certo meu fio. Eu esperei muitos anos pra ver um pouco de decência, de dignidade. Digo um pouco porque falta muita coisa ainda. Esse governo que tá ai, fez muito pelos pobres, fez mais que qualquer outro pela educação, transformou o Nordeste brasileiro. Mas falhou em tantas coisas. 
- O que meu Pai?
- Veja o caso da violência meu fio, só piorou. O governo de Lula e Dilma não fizeram nada a respeito, temos uma população carcerária gigante e quase a metade é de preso provisório. 
- Preso provisório com 10 anos de cadeia né meu pai?
- É. 
-Mas isso é um problema do judiciário meu Pai, é preciso uma reforma do judiciário. 
- Sim, assim como é preciso uma reforma política. 
- Mas quem fará essas reformas? Nenhum governo teve força suficiente pra mudar isso. 
- E nem terá meu fio. Isso só se muda com luta popular, com o engajamento de vários setores da sociedade e dos meios de comunicação. 
- Mas voltando ao dia de hoje meu Pai, o que acha de tudo isso. 
- Hehehe. Acho que o povo vai pagar muito caro. Os neoliberais estão comemorando a possibilidade de um Estado Mínimo, mas o partido que irá comandar o país não vai fazer isso, continuaremos com um Estado gigante, mas sem as políticas sociais. Veremos o fim dos direitos trabalhistas e as privatizações que irão engordar mais ainda os bolsos das elites. O capital estrangeiro comprará por bagatelas o patrimônio público e o dinheiro recebido será dividido entre grupos de políticos e empresários brasileiros.

Nenhum comentário: