quinta-feira, julho 29, 2010

Rapsódias em Campos Novos

O céu está esplêndido. Aqui na fazenda Campos Novos eu me delicio em meio aos resquícios de uma história que envolve várias histórias. A história da Companhia de Jesus na região, a história escravagista, a história rural, mas sobretudo, a história de pessoas, algumas ilustres, outras anônimas.
Em cada canto desta fazenda é possível encontrar um fóssil, uma ruína, fragmentos dessa história tão intrigante,tão desconhecida.
Neste momento estou tentando desvendar os itens que constavam na Capela de Santo Inácio quando a fazenda foi inventariada em 1759, o texto necessita um especialista em transcrição... mas pude identificar alguns itens, tais como:
Um oratório em cima do dito caixas com um crucifixo e duas ....................nos lados nossa senhora da conceição e santo Ignácio.........
Uma pia batismal de .....................mármore movediça...
Duas imagens de nossa senhora e são José....
Uma imagem de santo Ignácio no meio do altar por...
Duas imagens de nossa senhora da conceição e menino jesus que...
A fazenda após ser leiloada pela coroa, pertenceu a um Português, Manoela Pereira Gonçalves. No início de século dezenove um padre da ordem de cristo chamado Joaquim Gonçalves Porto, comprou a fazenda, reza a lenda que ele era negro, um busto dele foi construído e colocado dentro da capela, o povo da região o venerava tanto quanto a santo inácio.
Jonatas.

Nenhum comentário: