domingo, janeiro 15, 2017

SOBRE A REVISTA EXAME E O MICK JAGGER

A matéria da Revista Exame de janeiro, cujo conteúdo procurou usar o astro do rock and roll, Mick Jagger, como um exemplo a ser seguido por nós brasileiros que a partir de agora teremos que trabalhar por muito mais tempo até a aposentadoria. Na chamada da manchete os editores deixam uma dica bacana: "se você se preparar pode ser divertido". É nesta pequena oração que reside a grande questão. 

Não faltaram críticas e memes à matéria, por três dias seguidos vimos manifestações nas redes sociais. O que causou todo esse repúdio? O nível de comparação que foi considerado exacerbado. Para a revista não importa se ele é um superstar britânico de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos ou se ele recebeu o título de nobreza ao 60 anos no palácio de Buckingham das mãos da rainha Elizabeth II, Jagger pode servir de exemplo sim, e, se "você" se preparar... poderá chegar aos setenta anos produzindo e isso será divertido. 

O que faltou esclarecer na matéria é a quem ela se dirige. Quem é o "você" a quem o texto se refere? Este pronominal indefinido, este sujeito não especificado, possivelmente não é você que se irritou e reverberou sua indignação nas redes sociais. 

A revista Exame é do grupo Abril, que é o maior conglomerado de mídia da América do Sul, que pertence a poderosa família Civita, que também são donos das revistas Veja, Placar, Playboy, Quatro Rodas e muitas outras. A Abril também possui uma enorme rede voltada para o mercado de educação, ela é dona das editoras Ática, Scipione e Saraiva e sistemas de ensino como o Anglo, pH e o Wise Up. 

O que isto tem a ver com você e o Mick Jagger? Nada. O público da revista não é você, a menos que você pertença a uma classe que seja assinante da revista (ou de um pacote que contenha a Veja também), more na Barra ou na Zona Sul (se for do Rio de Janeiro), Vila Nova Conceição, Moema, Jardins ou Morumbi (se for de São Paulo), que precise de dicas de investimento, que possa pagar uma previdência privada, que queira planejar sua próxima viagem ao exterior. A menos que você seja associado a um grande escritório de advogacia, ou possui um consultório na Vieira Solto e nas manhãs de domingo vai ao Gavea Golf & Countrin Club jogar uma partidinha para relaxar, a menos que você seja um CEO de uma indústria farmacêutica, more na Vila Madalena e frequente aqueles clubes do Pinheiros em que as babás são obrigadas a usar branco para se diferenciar das patroas.

Bem, se você não for nada disto, não há porque se ofender, se revoltar, esta matéria não foi escrita pra você, o texto foi escrito para uma pequena minoria de "vocês", já você terá que procurar outro exemplo a ser seguido, sugiro meu amigo Mick aqui, trabalhador do campo, com a mente sempre em atividade e muita, mas muita alegria. 


Agora, só pra terminar, já ouviu o novo trabalho dos Rolling Stones? O Blue & Lenesome? Não? Sensacional!!!

Jonatas Carvalho.





Nenhum comentário: