Se teve algo que me deixou altamente irritado no dia de ontem foi ver tanta gente falando de Jair Bolsonaro. Ele deve está rindo demais, disso tudo, afinal conseguiu o que queria os holofotes. Mas uma coisa me indignou ainda mais que ver gente defendendo esse senhor, foi ter visto gente saindo em defesa das suas teses sobre a ditadura no Brasil, gente que acha que pessoas que foram torturadas mereceram porque eram "terroristas" e até gente que acha que Brilhante Ustra foi um general honrado.
Eu me pergunto de onde essas pessoa tiram isso? Como historiador e professor de história, embora esse período não seja minha especialidade, eu me interesso muito e já li o suficiente pra me convencer de que o que tivemos no Brasil foi um golpe civil militar que em seguida se configurou numa ditadura militar. Nós não tivemos presidentes militares, tivemos ditadores, de Castelo Branco a Figueredo.
Não são poucos os historiadores que dedicaram suas vidas acadêmicas a esse evento lamentável na história da nossa nação. Só para citar alguns aqui:
1964: A CONQUISTA DO ESTADO;René Armand Dreifuss
BRASIL: DE GETÚLIO A CASTELO;Thomas Skidmore
A DITADURA ENVERGONHADA;
A DITADURA ESCANCARADA;
A DITADURA DERROTADA;
A DITADURA ENCURRALADA;Elio Gaspari
1964: O GOLPE QUE DERRUBOU UM PRESIDENTE, PÔS FIM AO REGIME DEMOCRÁTICO E INSTITUIU A DITADURA NO BRASIL; Jorge Ferreira e Angela de Castro Gome.
ALÉM DO GOLPE: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar; Carlos Fico.
Estes são apenas uns poucos livros (embora de relevância extrema por ser tratar de obras reconhecidamente apuradas), no universo da pesquisa sobre o regime militar é muito maior. O problema que é os nossos amiguinhos simpáticos ao nobre deputado militar, só citam Olavo de Carvalho. O Brilhante Ustra lançou um livro, antes de falecer, prometendo revelar a " verdadeira face dessa história" e ele começa dizendo que algumas "facções terroristas" estavam prestes a implantar uma ditadura bolivariana no país. Por incrível que pareça, eu ouvi essa tese entre os que defendiam o Brasil contra a corrupção e o fim do PT. Se tal tese ela não era verdadeira em 1960, quanto mais agora.
Para terminar é preciso dizer aos nossos amiguinhos, que só leem Olavo de Carvalho, que os terroristas em questão, eram pessoas lutando por algo que eles hoje tem, mas não dão valor e são incapazes de serem gratos por isso; Liberdade, direito de expressão, direito de ir e vir, direito de reunião, dentre outras. O AI5, por exemplo, conferia os seguintes poderes ao Sr. ditador-presidente:
- Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;
- Proibia manifestações populares de caráter político;
- Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra ordem econômica, segurança nacional e economia popular).
- Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.
O texto ficou um pouco longo para as redes sociais, não tenho certeza se os discípulos de Bolsonaro e Olavo de Carvalho o lerão, mas escrevo aqui consciente de minha cidadania e por guardar um profundo respeito aos que lutaram, e foram torturados, aos que morreram para que tivéssemos de volta a democracia nesse país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário