Você
sabe o que é BV? Não, não é boca virgem. É a abreviação para Bônus de Veiculação, um tipo de propina legalizada pelos barões da mídia. As agências de
publicidades recebem uma bonificação por demanda, quanto mais propaganda
canalizarem para determinada empresa, maior o "bônus". No quadro
abaixo estão às empresas que mais receberam verbas publicitárias de estatais, a
Globo lidera em absoluto com 5,4 Bilhões, no entanto, nos últimos dez anos a
distribuição dessas verbas foram pulverizadas o que vem irritando
acentuadamente os barões da mídia. Um levantamento realizado pela FOLHA a
partir das informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República, no ano 2000 apenas 4.398 empresas recebiam verbas
federais de publicidade, em 2014 o número subiu para 10.817 empresas. Isso ocorreu porque a partir do primeiro governo Lula o governo procurou descentralizar um pouco mais as verbas publicitárias
buscando maior penetração nas mídias de internet.
Fonte Carta Capital. |
Em um período em que a
grande mídia difunde o termo propina incansavelmente numa referência às
relações promíscuas entre as grandes construtoras do país com as empresas públicas. Creio
que seja pertinente abordar um tema pouco conhecido do grande público. Como é
possível que tal prática seja considerada legalizada? Apesar da divergência entre
os ministros do STF, e das tentativas de intervenção pelo TCU, a CENPE- Conselho
Executivo das Normas Padrão reconheceu a legitimidade da prática e a regulamentou
em 2008.
É difícil não enxergar nas
práticas dos Barões da mídia e seu BV semelhanças àquelas das empreiteiras
nacionais. No caso da Globo há ainda um agravante que é a antecipação dos “incentivos”
as agências de publicidades, assim mantém refém boa parte das empresas do ramo,
diga-se de passagem, não são poucas, em 2012 a Globo veiculou 16 mil comerciais
por meio de mais de 6 mil agências. Tais “incentivos” funcionam como
verdadeiras propinas uma vez que sustenta a manutenção do monopólio que
controla 80% o mercado de publicidade no país e que é dividido para apenas três
famílias (Folha, Abril e Globo). Aqueles que exigem por justiça no caso das
empreiteiras (me incluo aqui), devem refletir no quão danoso é para nosso
direito de acesso a informação que o BV, inserido em nossa sociedade desde os
anos 60 tenha um fim, mas neste caso específico, infelizmente não poderemos contar com o apoio da
grande mídia neste caso.
Jonatas Carvalho.
Consultas:http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/sobre-publicidade-estatal-e-transparencia-7735.html
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