quarta-feira, março 30, 2016

Conversas com Pai Jonão sobre o PMDB

Ontem a noite procurei Pai Jonão meu amigo há anos e um profundo conhecedor da história sofrida do nosso povo. Minha primeira questão pra ele foi sobre a saída do PMDB da base do Governo. Com um cachimbo no canto da boca e um sorriso no outro, ele disse:
 - Meu filho você sabe há quanto tempo esse partido está na condição de situação? Respondi que não sabia.
 - Pois eu vou lhe dizer: O PMDB virou governo nas eleições indiretas que colocaram o Sr. das Neves (o avô - salientou ele) na presidência. O caboclo não durou três mes vivo, e quem assumiu? Fiz com os ombros que não sabia. 
 - O camarada que hoje é dono do Maranhão meu fio. O primeiro presidente do Brasil após a o fim da Ditadura foi um sujeito que apoiou a Ditadura por vinte anos e ele era justamente do PMDB.
Eu olhei pra ele com cara de espanto. Outra baforada no cachimbo, outra rizadinha de canto de boca. 
- Mas esse foi só o começo meu fio. Pois de lá pra cá, o PMDB nunca foi oposição, sempre esteve no governo...he he he....cômodo não?  Eu fiz que sim com a cabeça. 
 - o que poucos lembram meu fio...é que o PMDB tinha um vice nos anos 90, era o Itamar Franco, e o partido trabalhou a favor do impedimento do Collor. As pessoas diziam na época, vai ser o segundo presidente que esse partido tem sem ser eleito. Eu me peguei pensando... ihh vai ser o terceiro! 

Nenhum comentário: